A quelite actínica labial
A queilite actínica labial é uma condição em que os lábios se tornam danificados devido à exposição prolongada à radiação ultravioleta do sol. É comum em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, especialmente em climas quentes e ensolarados.
Quais são os sintomas?!
Os sintomas da queilite actínica labial incluem lábios secos, escamosos e ásperos, bem como fissuras e feridas nos lábios. A condição pode levar a problemas mais graves, como lesões benignas e até mesmo câncer de lábio.
A Be Clinic tem recebido atletas profissionais de Beach Tênis e Vôlei de Praia. Um relato importante desses atletas é o tempo que treinam e jogam expostos ao sol e a o uso de protetor solar apenas na face, tanto que um achado clínico importante foram lesões avermelhadas, ulceradas e descamação em lábio inferior. Todos relataram desconhecer os danos do sol, o aparecimento de lesões pré-malignas e a frequência de câncer de boca.
Para prevenir a queilite actínica labial, é importante proteger os lábios da exposição ao sol usando protetor solar labial com FPS 30 ou superior e chapéus com abas largas para sombrear a face. Se você já tem queilite actínica labial, seu médico ou dentista podem recomendar tratamentos como hidratantes labiais, medicação ou até mesmo biópsia para remover áreas danificadas.
Tenha um olhar para prevenção!
Imagens da lesões bucais causada pela quelite actínica labial
Dra. Kelen Souza. Gestora Be Clinic. Especialista em Estética – Dentística. Doutora em Patologia Bucal. Habilitação em sedação pela ABASCO. CROMG 22579.