Cigarro eletrônico: como surgiu?
O “Vaper”, “Cigarro eletrônico” ou “Cigarro a Vapor” é um cigarro que originalmente foi desenvolvido para ajudar os usuários de cigarro convencional a conseguirem abandonar o hábito de fumar.
O que era para ser um BEM se transformou em um grande MAL para fumantes e novos fumantes.
A nocividade dos vaporizadores para a saúde
O fácil acesso aos cigarros eletrônicos viralizou o uso entre adolescentes e jovens, comuns em festas, bares e até mesmo nas escolas. Os aromas agradáveis e a facilidade de dar uma tragada e esconder facilmente nos bolsos, facilita o uso em vários momentos do dia.
O compartilhamento do Cigarro eletrônico nas rodas de amigos aumenta o contágio de doenças transmitidas pela saliva. Observamos o aumento de lesões em boca como Estomatite Herpética Primária e “Doença do Beijo” em adolescentes e jovens.
Na próxima publicação vamos descrever o relato de uma paciente jovem que nos procurou para tratamento de lesões bucais devido ao uso de cigarro eletrônico. Não FUME! Ame você!
Estomatite Herpética Primária após compartilhar Cigarro Eletrônico
A paciente L.A, 20 anos, foi atendida na Be Clinic Odontologia, com lesões ulcerada em língua e palato, lesões bolhosas no lábio inferior, e áreas avermelhadas na gengiva próximo aos dentes, com relato de dor intensa nas lesões, dificuldade para alimentação e febre há 24 horas. Na avaliação clínica notou-se lesões compatíveis com Estomatite Herpética primária. Na História da Doença Atual ela relatou que nenhum familiar tinha herpes, mas que tinha hábito de compartilhar o Cigarro Eletrônico.
Paciente ficou afastada do trabalho e em acompanhamento diário das lesões herpéticas. Abaixo a evolução do acompanhamento. Foi realizada medicação com Valtrex 500mg 1 comprimido de 12/12 horas por 5 dias e aplicação de Laserterapia. Nas áreas bolhosas aplicação de Laser e Azul de Toulidina. Importante relatar que a aplicação de Laserterapia provoca uma analgesia imediata e reduz o tempo de evolução da lesão que em média dura 14 dias para 7 a 10 dias.
As estomatites vêm acompanhadas de dor intensa, dificuldade de alimentação, febre, sangramento do lábio e gengiva, dificuldade de higienização. Sempre oriente sobre utilizar copos, talheres, toalhas individualizadas no período de contaminação.
Importante estar atento a essa contaminação cruzada e ao aparecimento de lesões em boca devido ao uso de cigarro eletrônico! A paciente foi orientada dos riscos do vaper na saúde geral e bucal.
Imagens da lesões bucais causadas pelo cigarro eletrônico
1 e 2 – Primeira consulta Laserterapia com azul toluidina; 3 – Segundo dia de acompanhamento – lesões em crostas, dor ainda intensa; 4 – Terceiro dia, melhora na dor e paciente orientada a melhoras a higienização dos dentes; 5 – Quarto dia de acompanhamento das lesões; 6 – Sétimo dia após inicio das lesões.
Dra. Kelen Souza. Gestora Be Clinic. Especialista em Estética – Dentística. Doutora em Patologia Bucal. Habilitação em sedação pela ABASCO. CROMG 22579.