Os alinhadores invisíveis
É notório que dentro de uma década a Ortodontia esteve em uma busca incessante por opções ultra-estéticas, e que proporcionassem menos desconforto aos pacientes, bem como a busca pela aceleração do movimento dentário, e subsequentemente a diminuição do tempo dos tratamentos, sendo esta última cientificamente comprovada como sem êxito.
A evolução do aparelho invisível
Dentre os aparelhos ortodônticos ultra-estéticos, a técnica do aparelho invisível (placas alinhadoras) evoluiu consideravelmente.
É importante salientar que não há aparelho superior no que diz respeito à qualidade dos resultados/eficácia. Desta forma, a escolha da aparatologia correta deve ser realizada entre profissional e paciente, considerando a complexidade do caso e os objetivos almejados.
Consulte um profissional
Todas as técnicas/aparelhos possuem limitações e indicações precisas, bem como existe a possibilidade de mesclagem das mesmas, visando o sucesso do tratamento (exemplo: em determinado caso clínico, se a técnica dos alinhadores ortodônticos for insuficiente para a solução completa, pode-se optar pela técnica híbrida, que consiste na utilização da aparatologia fixa para a solução dos problemas mais complexos, e a subsequente troca para os alinhadores removíveis e continuação do tratamento, até a sua finalização). Somente um ortodontista experiente em todas as técnicas saberá avaliar o seu caso e indicar a Dmelhor técnica/aparatologia a ser utilizada.
Dr Danilo Cunha. Mestrado em Ortodontia pela Fundação Hermínio Ometto. CROMG 39680.