Trocar as borrachinhas do aparelho é necessário de tempos em tempos, entenda quando chega esse momento e o que você precisa fazer para cuidar da saúde da sua boca sem maiores desafios.

Os aparelhos ortodônticos são ferramentas muito úteis para corrigir a posição dos dentes e alinhar o sorriso. Cada parte do aparelho funciona em sinergia com a outra, aplicando força sobre os dentes e corrigindo o sorriso de forma planejada pelo dentista.

Quando devemos trocar as borrachinhas do aparelho?

A troca das borrachinhas é algo que o dentista deve recomendar. Normalmente, é algo que acontece a cada 20 ou 30 dias, durante as consultas. Nesse processo, o dentista irá analisar cada detalhe do seu aparelho e irá verificar se os braquetes, tubos metálicos e fios ortodônticos estão em bom estado, ou se precisam se trocados também.

A manutenção periódica é normal. O paciente não deve se espantar com a troca rotineira. Com tudo, se uma ou mais partes do aparelho estiverem quebradas, é necessário revisar os hábitos de alimentação e higiene.

Posso trocar as borrachinhas em casa, por conta própria?

De forma alguma. O aparelho ortodôntico não deve ser manuseado por mãos que não sejam do profissional dentista. Isso pode danificar o aparelho e ocasionar ferimentos na sua boca. Portanto, não arrisque.

Não busque ajuda de comerciantes, dicas em redes sociais e pessoas que prometem realizar a venda, troca ou manutenção do aparelho, a menos que se trate de um dentista devidamente certificado.

Com as consultas periódicas, você não terá motivos para se preocupar. O dentista irá avaliar a saúde da sua boca e as necessidades de troca e manutenção do seu aparelho. Portanto, mantenha seus compromissos com o dentista.