Entenda como cuidar da saúde bucal durante a pandemia da COVID-19, a doença causada pelo SARS-CoV-2, o novo Coronavírus.

Primeiro, precisamos entender o que é o Coronavírus: trata-se de uma família de vírus causadores de infecções no sistema respiratório. Os sintomas se assemelham aos de um resfriado comum ou uma gripe. Contudo, podem se agravar e gerar um quadro de pneumonia.

Sua transmissão se dá pelo contato com saliva e fluidos corporais como saliva, gotículas liberadas com a tosse e com o espirro. Por isso, todo cuidado é pouco e o contato físico deve ser evitado.

Mas, por se tratar de uma doença que se espalha tão rápido e facilmente, como cuidar da saúde bucal? Devo ir ao dentista?

Lave as mãos constantemente

Além dos cuidados que devemos ter em lavar as mãos e evitar aglomerações, a dentista Ana Araújo explica que a higiene bucal é essencial para evitar a contaminação do vírus. “Manter o uso correto do fio dental e da escova de dentes após o café da manhã, almoço e antes de dormir, evita problemas como cáries, tártaro e sangramento da gengiva, entre outros”.

A Higiene Bucal não deve ser deixada de lado

Mesmo em quarentena, não podemos descuidar dos hábitos de higiene bucal, uma vez que a boca é uma das principais vias de contágio do coronavírus. “Quando a higiene da cavidade bucal está adequada, as bactérias não são levadas aos demais órgãos do corpo, afastando os riscos de contágio”, revelou a profissional.